Pensõesgere é a sociedade gestora com maior volume de activos sob gestão

logo
Cedida

A entidade tem 40 fundos sob gestão, sendo historicamente a maior sociedade gestora de fundos de pensões por maior volume em carteira. A quota de mercado actual é de 28,8%, tendo recuado 1,8% no último trimestre, de acordo com a APFIPP. A 31 de Março, a Pensõesgere tinha em carteira 3.801,5 milhões de euros (quota de mercado 29,2%).

O montante nos 28 fundos fechados, 3.585,4 milhões de euros, gerido por esta entidade é o que mais contribui para a classificação em primeiro lugar no 'ranking' de maiores gestoras de fundos de pensões. A somar ao valor em carteira dos fundos fechados, a Pensõesgere tem 111,4 milhões de euros em outros fundos abertos (quatro) e 36,8 milhões de euros em cinco fundos plano poupança reforma/educação.

Na composição das carteiras dos fundos geridos há uma preponderância para a classe de activos obrigações, um total de 35,4% (obrigações taxa fixa euro com 17,8%, obrigações taxa variável euro com 17,5% e obrigações taxa fixa internacional com 0,1%).  Os fundos de investimento representam 25,2% na composição da carteira, com especial relevância para os fundos de obrigações, 9,5%. O investimento em imóveis apresenta um peso na carteira de 13,7%.