Tags: Latam |

Multimercados é categoria de fundos estrela em 2012


Os fundos multimercados apresentam um património líquido total de 469,4 mil milhões de reais estando divididos em dez tipos de fundos. Os balanceados com um total 2,7 mil milhões de reais sob gestão, os de capital protegido com 3,7 mil milhões de reais, os 'long and short' neutro com 3,3 mil milhões de reais, os 'long and short' direccional com 5,9 mil milhões de reais, os multimercados macro com 61 mil milhões de reais, os multimercados multiestratégia com 277,9 mil milhões de reais, os multimercados multigestor com 14,8 mil milhões de reais, os multimercados juros e moedas com 86,9 mil milhões e os multimercados estratégia específica com 11,4 mil milhões de reais.

Ao longo de 2012 lideram na captação líquida, destacando-se os multimercados multiestratégia com 30,1 mil milhões de reais acrescentados ao património destes fundos até Novembro. No mês passado, os fundos multimercados juros e moedas foram os que receberam mais entradas líquidas (5,5 mil milhões de reais), embora, no ano, esse valor desça para terreno negativo. No total, os fundos multimercados recebem, até à data, 29,4 mil milhões de reais o que representa 7,5% do património líquido total.

Apenas nesta categoria, os fundos mais representativos são, precisamente, os multimercados multiestratégia com uma quota de 59,2%, seguidos dos multimercados juros e moedas com 18,5% e os multimercados macro com 13%.

Desde 2004 que a categoria apresenta uma evolução positiva do património líquido, tendo apenas caído em 2005. Ao nível da captação, nos últimos oito anos, apenas três foram negativos, estando, nos outros, sempre acima do total de subscrições do mercado doméstico.

O 'benchmark' para esta categoria é o índice ANBIMA IHFA, que é representativo da indústria de 'hedge funds' no Brasil, criado como parâmetro de acompanhamento da evolução deste segmento. No ano, apresenta uma rendibilidade de 13,28%. Esta é superada pelo retorno apresentado pelos fundos multimercados macro, que têm 15,97%. Em relação ao índice de referência, os multimercados multiestratégia específica são os que têm menor rendibilidade (8,89%).

Lo más leído

Próximos eventos