Tags: Latam |

Fundos multimercados destacam-se em Janeiro pelo retorno positivo


"Apesar do fraco desempenho dos activos de renda fixa e renda variável, os fundos com maior património líquido na indústria apresentaram resultados positivos. Todavia, quando se leva em conta o IPCA de Janeiro, que ficou em 0,86%, o maior índice mensal desde Abril de 2005, apenas alguns fundos da categoria multimercados apresentaram um retorno real", refere a Anbima, no "Panorama", de Fevereiro.

Com as três maiores rendibilidades no primeiro mês do ano estão três fundos multimercados: 'Long and Short - Direcional' (+1,51%), 'Long and Short - Neutro' (+1,18%) e 'Trading' (+1,02%).

No início do ano, enquadra o relatório, "a indústria de fundos enfrentou um cenário adverso, com o Ibovespa recuando 1,95% e o IMA-Geral registando alta de apenas 0,37% em Janeiro, influenciado pelo baixo retorno de papéis prefixados e indexados", é referido no relatório.

Apesar do "cenário desafiador" para a gestão das carteiras dos fundos de investimento, a captação líquida da indústria, de 21,6 mil milhões de reais, destaca a Anbima, "foi recorde para os meses de Janeiro. O ingresso líquido, concentrado nas categorias de renda fixa e curto prazo, foi impulsionado pelos investidores do segmento poder público, em movimento típico desta época do ano, associado à arrecadação de impostos".

Para o aumento da captação contribuíram ainda as aplicações líquidas dos clientes de retalho e do 'private' na categoria de renda fixa, especialmente nos fundos Renda Fixa Índices, que alcançaram 7,3 mil milhões de reais, adianta a Anbima.

Lo más leído

Próximos eventos